Xilinx Zynq SoC: Aprenda a maximizar a performance de processamento tirando proveito da potência dos dois núcleos ARM Cortex A9.

Um dos vários benefícios do Zynq®-7000 da Xilinx® é de possuir dois processadores ARM Cortex ™-A9. No entanto, muitas aplicações usam apenas um dos dois núcleos ARM no processamento, uma escolha de design que pode potencialmente limitar o desempenho do sistema.

Dependendo da aplicação, poderia, contudo, ser uma necessidade ter os dois processadores rodando aplicações stand-alone, ou por exemplo rodar diferentes sistemas operacionais  em cada um dos processadores. Por exemplo, um dos núcleos poderia ser usado para gerenciar cálculos críticos enquanto o segundo núcleo poderia gerenciar o HMI e toda a parte de comunicações usando Linux.

O QUE É multiprocessamento?

Resumidamente, podemos definir multiprocessamento como um sistema que utiliza mais de um processador, podendo permitir a execução de múltiplas instruções em paralelo. Existem dois tipos de processamento multicore: simétrico e assimétrico.

O multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) ocorre em um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada sob controle de um único sistema operacional. Em contraste o multiprocessamento assimétrico (AMP) emprega sistemas operacionais diferentes.

Usando ambos os núcleos no Zynq SoC com aplicação stand-alone ou com sistema operacional é, por definição, um exemplo de multiprocessamento assimétrico.

AMP no Zynq pode envolver qualquer uma das seguintes combinações:

  • Diferentes sistemas operacionais nos dois núcleos de processamento
  • Sistema operacional no Núcleo 0, e aplicação stand-alone no núcleo 1  (ou vice-versa)
  • Aplicações stand-alone em ambos os núcleos, executando diferentes programas

Para criar um sistema de AMP no Zynq , é preciso considerar o fato de que o Zynq contém  uma mistura de recursos privados e compartilhados que devem ser corretamente abordados.

Veja abaixo um diagrama de blocos da arquitetura interna do Zynq, mostrando os dois cores Cortex-A9:

A Xilinx colocou à disposição dos desenvolvedores uma interessantíssima Application Note que explica passo a passo como configurar um Sistema AMP no Zynq. Faça o donwload do tutorial neste link e entenda as potencialidades do Soc da Xilinx Zynq: download

Entre em contato com Anacom Academy para mais informações e para agendar sua capacitação técnica na área de FPGA com o único centro de Treinamento Autorizado Xilinx da América do Sul.

Veja aqui os próximos treinamentos certificados Xilinx na Anacom, lembrando que é possível organizar treinamentos exclusivos para sua empresa inCompany.

 

TOP