Os FPGA da XILINX aprimoram a tecnologia automotiva ADAS.

Xilinx, a maior fornecedora do mundo de dispositivos lógicos programáveis, tem uma contribuição importante na história do mercado automotivo, com o lançamento do SoC ZYNQ-7000, a empresa tornou-se rapidamente o principal player no crescente mercado da tecnologia ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao motorista).

Empresas como a Mercedes-Benz, BMW, Nissan, VW, Honda, Ford, Chrysler, Toyota, Mazda, Acura, Audi e Subaru estão entre os muitos OEMs que trabalham com FPGA da Xilinx incluindo o ZYNQ, no coração de seus sistemas ADAS mais avançados.

Com o novo ZYNQ UltraScale+, a Xilinx tem a certeza de que terá um papel de liderança nas próximas fases de inovação na área automotiva: condução autônoma, comunicação veículo-veículo e veículo-infraestrutura.

O objetivo básico da tecnologia ADAS é disponibilizar aos motoristas mais informações a respeito do ambiente onde eles estão dirigindo, para que eles possam dirigir com mais segurança, sem deixar de apreciar a experiência da condução. Cerca de 10 anos atrás, algumas montadoras de luxo começaram a oferecer os primeiros sistemas ADAS, que consistiam simplesmente de um sinal sonoro se os sensores detectavam um objeto atrás do veículo. Com o tempo, esses sistemas avançaram para versões multi-sensores, incluindo também câmeras que, além de dar aos motoristas uma visão do que está atrás deles, também detectam se alguma coisa está vindo pela lateral.

Nos anos seguintes, os conjuntos de sensores ADAS deixaram de executar uma única tarefa na parte de trás de um veículo para abranger conjuntos de sensores em rede que possibilitam uma visão em 360 graus ao redor e até mesmo dentro de um automóvel. Os automóveis mais tecnológicos de hoje incluem sistemas ADAS que permitem executar multi-tasks, tais como detecção de Ponto Cego, sistemas de aviso de saída da faixa de rodagem, detecção de pedestres e sinalização, piloto automático, alerta de Colisão frontal e até mesmo a detecção de sonolência do condutor. Este último sistema monitora os olhos do motorista para detectar padrões oculares que podem indicar que ele ou ela está adormecendo ao volante, neste caso um alerta sonoro será acionado.

Além do mais, ao longo dos últimos cinco anos, um número crescente de recursos, uma vez oferecido apenas para automóveis de primeira linha, está rapidamente se tornando padrão em modelos mais econômicos. Logo, os OEMs estão enxergando ADAS como uma ótima ferramenta de estímulo para as vendas.

O cenário futuro do uso da tecnologia ADAS prevê que a mesma será sempre mais utilizada para comunicações  veículo-veículo e veículo-infraestrutura (V2X), onde a ideia é ter uma infraestrutura inteligente que agilize junto ao sistemas presentes nos carros  o fluxo de tráfego em tempo real, tornando o transporte mais seguro, mais eficiente e econômico, e melhor para o meio ambiente.

Alguns dos FPGA da Xilinx e, especialmente, o multi-premiado ZYNQ (na sua versão especifica para área automotiva ZYNQ XA) estão no coração dos sistemas ADAS mais sofisticados de hoje e estão substituindo rapidamente ASSPs muito menos versáteis. A combinação de processadores ARM do ZYNQ e lógica programável do FPGA no mesmo dispositivo permitiram que os OEMs desenvolvessem plataformas ADAS sofisticados e ao mesmo tempo programáveis, que podem ser dimensionados à linha do produto automotivo onde será instalado, onde serão facilmente implementáveis novas melhorias para atender às necessidades dos clientes exigentes e em constante evolução.

Os OEMs automotivos utilizam o ZYNQ em muitas configurações de plataforma. O dispositivo serve como um multi-sensor, plataforma multiuso para assistência ao motorista, para plataforma de vídeo alta resolução, plataforma de conectividade de veículos, além de poder ser usado em plataformas de processamento e reconhecimento de imagens. 

Em todas estas aplicações, os clientes podem implementar os algoritmos mais complexos e de computação intensiva de seu projeto na parte lógica do ZYNQ e implementar funções de processamento de série no sistema de processamento ARM. Os OEMs também utilizam a alta velocidade das entradas/saídas do ZYNQ para conectar-se a sensores e criar conexões altamente confiáveis ​​para redes automotivas. 

Além disso, o novo ZYNQ UltraScale+ está destinado a permitir que estas mesmas OEMs possam trazer com mais rapidez veículos autônomos para o mercado de massa. Com os processadores de 64 bits, processadores em tempo real, memória on-chip  e lógica FPGA no mesmo dispositivo, a versão UltraScale+ do ZYNQ SoC permitirá que as OEMs criem sistemas cada vez mais sofisticados com uma plataforma programável que não pode ser igualada por qualquer outra arquitetura em silício.

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